Entretenimento

ent.tvm.co.mz

Entretenimento

ent.tvm.co.mz

STJHRJRSJTRTJJR.jpg

Cidadãos moçambicanos congratulam o empenho do Presidente da República na busca da Paz.
Filipe Nyusi foi à Nhamadjuia em Gorongosa, ao encontro de Afonso Dhlakama com quem discutiu a questão da desmilitarização dos homens da Renamo e sua integração nas FADM.
A notícia da deslocação do Presidente da República à Gorongosa é encarada com agrado pelos moçambicanos.
Na cidade de Maputo, a TVM ouviu alguns cidadãos os quais se mostraram radiantes com a informação.
Os nossos entrevistados acreditam que a este andar, Moçambique vai alcançar uma paz efectiva.
Recorde-se que esta é a terceira deslocação do presidente da República à Gorongosa para manter um contacto directo com o líder da Renamo, visando a busca da paz efectiva.

SGHRSTJSHSTHSHSH.jpg

Pelo menos 17 pessoas morreram na madrugada desta segunda-feira, na sequência do desabamento de um monte de resíduos sólidos, nas traseiras da lixeira do Hulene, na Cidade de Maputo.
A tragédia afectou pelo menos 5 casas, do bairro Hulene “B” onde até ao meio da manha de hoje, algumas pessoas ainda eram dadas como desaparecidas.

pmprazo.jpg

PM dá prazo de quinze dias ao governo do distrito do Lago e ao INGC.

Primeiro-ministro dá um prazo de quinze dias para o governo do distrito do Lago e Instituto Nacional de Gestão de Calamidades no Niassa reassentarem definitivamente as famílias desalojadas pelas inundações em locais seguros.

Em causa estão sessenta famílias abrigadas em centro de acolhimento transitório de Messumba, Posto Administrativo de Lunho.

 

made.jpg

Moçambique perde um bilião e quinhentos milhões de meticais por abate ilegal de madeira e líderes comunitários são coniventes.

O Estado moçambicano perde acima de um bilião e quinhentos milhões de Meticais, todos os anos, resultante da persistência do abate ilegalmente da madeira nas províncias de Tete, Zambézia e Sofala.

As perdas resultam, em parte, da conivência dos lideres comunitários entre outros dirigentes que encobertam os furtivos que se fazem às florestas sem obedecer os critérios.

Mesmo depois do anúncio da tolerância zero ao abate ilegal da madeira, os operadores ilegais não respeitam as autoridades moçambicanas e persistem no abate clandestino da madeira, incluído as espécies protegidas.

Os camiões revelam as quantidades da madeira que ainda saem das áreas de conservação florestais. A madeira é cortada ilegalmente, passa por muitos postos de fiscalização e é exportada para China, através dos portos moçambicanos, sem observância dos critérios estabelecidos na lei.

O abate e transporte ilegal da madeira, indiciam a existência de uma organização criminosa que os líderes comunitários, funcionários do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural e figuras influentes, que facilitam a saída de contentores de madeira. 

Este ano, doze funcionários do MITADER, envolvidos no contrabando de madeira, foram identificados e foram constituídos arguidos.

Só para ter ideia, em 2016, o estado arrecadou apenas quinhentos e noventa e nove milhões contra cerca de dois biliões de Meticais registados em 2017 resultantes da operação tronco.

A emissão de guias falsas e a autorização para o abate de espécies protegidas por lei, está na agenda do programa de controlo que este ano será mais renhido.

O Estado contabiliza, desde que arrancou a operação tronco, cerca de Cento e cinquenta mil metros cúbicos de madeira apreendida na sua maioria nos estaleiros e no porto da Beira. Desta madeira foram produzidas cento e quarenta e quatro mil carteiras distribuídas um pouco por todo o país, correspondentes a cerca de trinta por cento do total de alunos da necessidade do país.

ISA.jpg

Empresário doa 4 milhões de meticais para construçao e apetrechamento de escola.

Empresário Pedro Boene investe quatro milhões de meticais na construção e apetrechamento de quatro salas de aula nas escolas primárias do primeiro e segundo graus de Tsoveca e Nhangono no município da Praia do Bilene em Gaza.

As infra-estruturas escolares que beneficiam quatrocentos alunos que estudavam sentados no chão e ao relento, foram entregues a comunidade pela esposa do Presidente da República Isaura Nyusi.

Pág. 1 de 278

Programas

  • ITelejornal

    Telejornal

      Principal serviço noticioso da televisão moçambicana, leva até ao telespectador, notícia actualizada e em primeira mão sobre sociedade, política, economia, desporto e cultura. ...

    Readmore

  • IBom Dia Moçambique

    Bom Dia Moçambique

      Acompanhe a actualidade nacional e internacional nesse programa matinal de informação que entra em sua casa nas primeiras horas do dia. Notícias sobre política, economia, cultura, desporto...

    Readmore

  • ITVM 37 Anos
  • Telejornal

    Telejornal

  • Bom Dia Moçambique

    Bom Dia Moçambique

  • TVM 37 Anos

    TVM 37 Anos

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 74.53 76.02
USD 60.20 61.40
ZAR 5.15 5.25
Fonte: BCI, 21 de Fevereiro de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small

Powered by jms multisite for joomla