Entretenimento

ent.tvm.co.mz

Entretenimento

ent.tvm.co.mz

terça, 19 setembro 2017 16:34

Nampula promove cirurgias massivas de bócio

Screen Shot 2017-09-19 at 16.26.43.jpg

Uma equipa de cirurgiões moçambicanos está a promover em Nampula uma campanha de tratamento de bócio, doença que afecta a glândula tiroide devido a falta de iodo.

IMG_0440-750x450.jpg

Governo dos Estados Unidos da América disponibiliza quatrocentos milhões de dólares para apoiar os esforços de Moçambique na resposta ao HIV/ Sida e alcance do controlo da epidemia até 2020.
O investimento, que acontece no quadro dos objectives da ONUSIDA, insere-se no contexto da renovação do plano anual conjunto dos Governos norte-americano e moçambicano, visando expandir o acesso aos serviços de prevenção e tratamento do HIV/Sida no país.

malariaaaaa.jpg

O Ministério da Saúde lançou hoje, em Maputo, o Projecto Global Tip Top. Trata-se do projecto "Transformar o Tratamento Intermitente Preventivo para assegurar uma Ótima Gravidez", num valor Global de SO milhões de dólares para Moçambique, Nigéria, República Democrática do Congo e Madagáscar.

e54684iw3845e54ueu654eu654u6.jpg

As infecções das vias respiratórias altas são a maior causa de procura dos serviços de otorrinolaringologia no país.
Neste grupo de infecções estão as renites alérgicas das quais a sinusite e as chamadas amigdalites, razão que leva a que mais de duas mil crianças sejam operadas anualmente no país.
Otorrinolaringologia.
Um nome longo e as vezes difícil de pronunciar mas que designa um sector muito sensível da medicina.
O nariz, o ouvido e a garganta são a razão de ser da Otorrinolaringologia, uma área ligada a uma função vital do ser humano que é respirar.
Em Moçambique as chamadas doenças das vias respiratórias altas são a maior razão da procura dos serviços de otorrinolaringologia.
Apesar de ocorrerem com muita frequência, estas doenças são preveníveis.
As laringites papilomatoses são uma das grandes preocupações deste sector da saúde, pelo grande risco de vida que este tipo de doenças representa.
O governo investiu nos últimos anos dezenas de milhões de meticais para melhorar os serviços de rastreio, diagnóstico e tratamento das laringetes papilomatoses ou seja, doenças que afectam a laringe e causadas pelo vírus HPV. As crianças são as maiores vítimas do mal.
A atenção do governo a este sector passou igualmente na transformação do departamento de otorrinolaringologia do Hospital Central de Maputo em Centro Nacional de Referencia, de diagnóstico e tratamento das laringites papilomatoses.
As crianças com infecção pelo HPV registam, ao nascer, dificuldades respiratórias e a medida que crescem, rouquidão na voz. Os sintomas evoluem para situações que podem ser confundidas com asma até chegarem a asfixia que pode levar o paciente à morte. Nalgumas circunstâncias a criança tem de passar a respirar através de um dispositivo colocado na garganta.
O HPV, que provoca as laringites papilomatoses é passado para a criança através da mãe portadora do vírus que não tenha sido tratado. Para evitar os riscos que a doença encerra, o governo introduziu em fase piloto a vacina contra o vírus HPV para evitar que as crianças desenvolvam estas doenças da laringe e no futuro o cancro do colo do útero.

sutusersthesrsrtuy6t5dr.jpg

Vinte e oito mil mineiros moçambicanos foram submetidos ao rastreio da Tuberculose. Destes, oitenta e cinco acusaram positivo e estão em tratamento, na Província de Gaza.
Trata-se de um projecto implementado há mais de um ano pela ADPP em oito países da Região Austral de África, no valor de 3,7 milhões de dólares norte-americanos.

Pág. 1 de 23

Programas

  • DOCTV

    DOCTV

  • Presidente Filipe Nyusi faz balanço do meio-termo

    Presidente Filipe Nyusi faz balanço do meio-termo

  • TVM Internacional

    TVM Internacional

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 72.73 74.18
USD 60.70 61.91
ZAR 4.67 4.76
Fonte: BCI, 15 de Setembro de 2017

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small

Powered by jms multisite for joomla