Entretenimento

ent.tvm.co.mz

Entretenimento

ent.tvm.co.mz

oasmeds.jpg

Moçambique já dispõe de tecnologias de ponta para testagem e tratamento de água.

As tecnologias foram apresentadas hoje, em Maputo, na Confêrencia sobre boas práticas de manuseamento e utilização de equipamento laboratorial.

Trata-se ma inovação trazida pela Aquarel para conversão de Água salgada do mar em água Potável bem como transformar água de esgoto em água reutilizável.

 

 

ampolaaaa.jpg

A Polícia de Investigação Criminal submeteu para triagem o processo de acusação ao cidadão de origem indiana encontrado em flagrante a retirar do Hospital Central de Quelimane 1 ampola de TAC - Tomografia Axial Computorizada.
Trata-se de uma peça daquele aparelho avaliado em mais de 3 milhões de meticais e bastante importante para o diagnóstico de patologias complexas.
Em conexão com o caso, está detido um cidadão, cuja prisão pode ser legalizada dentro de 24 horas.

médicos-cubanos1-600x400.jpg

Cidade da Beira faz o primeiro transplante de córnea a pacientes com problemas de visão.

A operação teve lugar no Hospital dos Olhos Dr. Agarwal.

Trata-se de um procedimento cirúrgico para substituir a camada da córnea defeituosa para restaurar a visão.

Há 1 ano que o Hospital de Olhos Dr. Agarwal vem realizando em Maputo, operações de substituição de córnea defeituosa para a reabilitação visual.

Com início desta técnica de serviços oftalmológicos através de equipamentos de última geração, o país está ao mesmo nível com a tendência global. Trata-se da mais recente lente intra-ocular que permite o paciente viver sem óculos depois de uma cirurgia de catarata. 

Estudos indicam que a cegueira por córnea é uma das principais causas da cegueira em Moçambique.

chimoilixo.jpg

A lixeira municipal de Chimoio, em Manica, está pôr em perigo a saúde pública dos moradores do bairro Agostinho Neto na periferia da cidade.

O vereador para área de Saneamento, Meio Ambiente e Cemitérios do Conselho Municipal, António Diakos, reconhece o problema e garante que dentro de dias o lixo que se encontra próximo a estrada será removido para um local seguro.

PATOLOGIAS PULMONARESEm debate no I Congresso da Associação Respiratória de Língua Portuguesa.jpg

A Cidade de Maputo acolhe desde hoje, o I Congresso da Associação Respiratória de Língua Portuguesa.
Espera-se com o evento, encontrar soluções para evitar que mais moçambicanos morram por doenças como a Asma e a Tuberculose que levaram entre 2013 a 2015 ao internamento de mais de cem mil pessoas tendo resultado em mais de mil e quinhentos óbitos.
Sobre doenças respiratórias, serão discutidos temas relacionados com a tuberculose, asma, as doenças ocupacionais e imagem em pneumologia em HIV.
A Ministra da Saúde fez saber que o Governo investe em acções de prevenção e educação para a saúde como forma de minimizar o impacto das doenças. Dos desafios identificados consta a melhoria da capacidade de diagnóstico e controlo da co-infecção Tuberculose - HIV, manejo das patologias pulmonares, investimento em pesquisa dirigida e patologias pulmonares e o reforço e envolvimento das comunidades no controlo das doenças.
O 1º Congresso da Associação Respiratória de Língua Portuguesa realiza-se em 2 dias, sob o lema “Principais patologias pulmonares nos países de língua oficial portuguesa”. O evento conta com a participação de trezentos e trinta pessoas dentre cientistas, investigadores e profissionais de saúde de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Brasil e Portugal.

Pág. 1 de 21

Programas

  • Presidente Filipe Nyusi faz balanço do meio-termo

    Presidente Filipe Nyusi faz balanço do meio-termo

  • DOCTV

    DOCTV

  • TVM Internacional

    TVM Internacional

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 69.21 70.59
USD 60.00 61.20
ZAR 4.64 4.74
Fonte: BCI, 19 de Julho de 2017

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small

Powered by jms multisite for joomla