Entretenimento

ent.tvm.co.mz

Entretenimento

ent.tvm.co.mz

naom_5a781c41876d5.jpg

A resposta é bem simples e prova o porquê de este ser um problema tão comum.

Quando começamos a entrar na rotina do ginásio, e sentimo-nos bem por estar a cumprir com o nosso objetivo e começamos a tirar prazer daquele momento para nós mesmo em que treinamos, a última coisa de que precisamos é de alguma limitação imposta pelo nosso próprio corpo.

Em qualquer momento (mesmo que já pratique exercício físico há bastante tempo, pois os treinos vão evoluindo) é importante que ouça sempre o seu corpo, e esteja atento a qualquer dor ou desconforto, que pode ser apenas uma resposta do corpo ao facto de estar a trabalhar mais um músculo que não costumava trabalhar, ou algo mais grave como uma lesão interna que deve ser vista por um médico.

No caso das dores de cabeça, frequente após os treinos, não é diferente. E o problema surge na sala de musculação, como explica o site Women’s Health UK.

Quando treina, trabalha os músculos, o que faz com que os vasos sanguíneos dilatem – incluindo os do cérebro. Se a pressão for demasiada, ou seja, se o treino for demasiado intenso, vai sentir dor de cabeça. Além disso, como o plasma (parte líquida do sangue) é maioritariamente composta por água, a desidratação, que advém da falta de água ingerida durante o treino, pode piorar a dor que sente.

Além de garantir um corpo hidratado, a revista aconselha a que, antes do treino de pesos, massaje a zona entre os ombros e pescoço e aqueça-o ao girar a cabeça algumas vezes – estes movimentos de aquecimento vão diminuir a tensão e prevenir a dor.

naom_5a7823c76a701.jpg

Não, não é a opção mais equilibrada e indicada para a primeira refeição do dia. Mas se compararmos os valores nutricionais deste com outros alimentos…

Boa notícia para os amantes de piza. E também para os que defendem o guilty pleasure de, de vez em quando, comer uma fatia de piza mal acorda - o que acontece principalmente depois de uma noite de farra.

Começar o dia com uma fatia de piza é melhor opção do que muitos cereais que encontra no mercado, palavra de nutricionista. É no site Munchies que se lê que o testemunho da nutricionista Chelsey Amer, que refere que uma fatia de piza de tamanho médio tem aproximadamente as mesmas calorias que uma taça de cereais e leite, contudo, a piza conta com mais proteína e vai deixá-lo saciado durante mais tempo.

A comparação da especialista é feita com os cereais mais açucarados e não com a generalidade do produto, mas foi referida pela quantidade de casos assim que facilmente se encontra.

Para que opte por um produto mais saudável e completo, a norte americana Chelsey Amer aconselha a que procure por uma opção com menos de 5 gramas de açúcar e mais de 5 gramas de fibra por porção. Ainda, o principal ingrediente devem ser cereais integrais, a que se deve juntar uma boa fonte de proteína como iogurte grego ou uma mão de nozes e sementes. Para terminar, acrescente fibra, vitaminas e minerais à sua taça com frutos silvestres, por exemplo.

Ainda sobre a piza, a nutricionista termina dizendo que “as pessoas devem comer de acordo com os seus desejos”, sendo que é preferível que se coma uma fatia de piza ao pequeno almoço do que uma inteira ao longo do dia, desde que o faça esporadicamente e não disso um hábito.

%AM, %15 %178 %2018 %05:%Fev.

Meta dos 10 mil passos diários é eficaz?

naom_5a72fd5e4eddc.jpg

A ideia não é de agora, mas surgiu nos anos 60, no Japão.

É visto como um limite mínimo de passos a dar. Uma média que nos deixa de consciência tranquila nos dias em que não praticamos exercício físico, mas ao menos demos 10.000 passos.

Com contadores de passos nos smartphones ou em pulseiras ou relógios de desporto, tem-se vindo a falar novamente neste objetivo, que promete queimar 500 calorias por dia. Mas a ideia foi criada nos anos 60 e o número teve origem numa campanha de marketing japonesa.

Alerta sobre os maus hábitos que se começava a ver no Japão, e ilustrava o sedentarismo americano, uma empresa aproveitou as Olimpíadas de 1964 para criar uma forma de motivar os seus consumidores a mexerem-se mais.

Conta a BBC que foi através de um medidor de passos que o fizeram. O aparelho chamava-se Manpo-Kei, que significa literalmente “medidor de 10 mil passos”

Hatano, o criador deste que foi um dos primeiros pedómetros, sabia que se persuadisse os consumidores de que, com 10 mil passos diários, queimariam cerca de 50 calorias por dia, o seu produto teria sucesso e tanto o foi, que a ideia perdurou até aos nossos dias.

A refutar a eficácia deste número, a BBC apresenta os dados de uma experiência que veio provar que a atividade física é mais eficaz e benéfica para a saúde quando tem um nível de moderado a intenso, já que há um aumento da frequência cardíaca, que ajuda a diminuir o risco de diabetes e doenças cardiovasculares. Ou seja, uma caminhada mais curta, mas mais rápida e intensa, será mais benéfico que 10 mil passos ao longo do dia.

Ainda assim,, para quem leva uma vida sedentária, 10 mil passos diários já serão um começo para mudar de estilo de vida.

%AM, %14 %176 %2018 %05:%Fev.

Ressona? Acuse-se e siga estas dicas

naom_5a72e82c8edc5.jpg

Pelo seu parceiro e por si próprio, que é acordado a meio da noite toda a vez que começa a ressonar.

Use um neti pot - este simples aparelho vai ajudar a limpar as narinas e toda a passagem nasal. Só não se esqueça de passar por água a ferver antes o o utilizar pela primeira vez, para evitar a transmissão de bactérias.

Não é, na maioria dos casos, caso para alarme. O roncar durante o sono resulta da vibração das cordas vocais, que acontece quando os músculos da garganta estão relaxados, explica Maria Suurna, otorrinolaringologista ao Renifery29.

Nada de grave portanto, não fosse o facto de quem partilha cama consigo não conseguir dormir com o barulho e o acordar todas as vezes que o episódio se repete. Não é agradável, mas há formas de o evitar, até porque, a par da posição em que dorme, o ato de ressonar pode advir de outros motivos facilmente contornáveis ou, pelo menos, justificáveis, como o facto de estar sob medicação (que contribui para um maior relaxamento dos músculos)

O problema surge quando acorda a meio da noite a sentir-se exausto ou mesmo sufocado, ou sente enxaquecas de manhã. Conta o Refinery29, tais casos podem ser sinais de apneia do sono, em que se deixa de respirar por um momento, o que o faz acordar, e adormecer imediatamente a seguir. Na manhã seguinte, não se lembra do episódio de apneia.

Quando não é tratado, este problema pode trazer consequências como risco a nível cardiovascular e alterações na pressão arterial. Contudo, como o paciente não se lembra dos episódios ocorridos, dificilmente se identifica o problema, e mesmo quando chega a hora de o tratar, a análise tem de ser feita durante o episódio – uma limitação, já que os casos de apneia do sono são esporádicos.

Felizmente para a maioria das pessoas esse problema não se aplica, e o ressonar é um problema que pode acabar com umas simples mudanças lá em casa. Veja a fotogaleria e confira as dicas partilhadas no site.

naom_59f84da440e3a.jpg

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias são os mais recomendados.

A gota (ou gota úrica) é uma doença inflamatória comum em pessoas com elevados níveis de ácido úrico e que surge da resposta do organismo a cristais de monourato de sódio. Esta patologia afeta as articulações e pode fazer-se sentir de uma forma aguda (com crises de artrite) ou de forma crónica (quando tais cristais se ‘apoderam’ das articulações e promovem a sua destruição).

“A apresentação clássica da gota é a dor severa – normalmente numa única articulação e mais comummente no dedo grande do pé”, começa por explicar à revista Prevention a médica Bernadette Siaton, que destaca que esta doença tem um grande impacto na qualidade de vida não só pela dor aguda e intensa que provoca, como também por se fazer sentir de forma inesperada.

O tratamento desta doença passa, sobretudo, pela toma de fármacos corticóides e anti-inflamatórios, mas a alimentação pode ter um papel determinante na prevenção das crises e na diminuição da dor.

Enquanto a aposta numa alimentação saudável e variada é fundamental para a boa saúde de uma forma geral, a inclusão reforçada de alimentos com poder anti-inflamatório pode ser a chave do sucesso nos pacientes com gota, embora seja sempre importante consultar um médico e um nutricionista para perceber quais as opções alimentares que melhor se adaptam às necessidades de cada um. De qualquer modo, fique a conhecer os sete passos para uma dieta anti-inflamatória.

No que diz respeito aos alimentos a evitar, existem uns quantos que devem ser riscados da lista de todo e qualquer paciente com gota. É o caso da carne vermelha, que possui altos valores de gorduras saturadas e tem uma vertente inflamatória que pode agravar as dores e a intensidade das crises. Além disso, destaca a publicação, as purinas presentes nesta proteína de origem animal pode aumentar o risco de contrair a doença. Também à boleia dos elevados níveis de purinas, o marisco é um outro alimento a evitar, especialmente o camarão e a lagosta.

Além de todo o mau impacto que o álcool tem no organismo, as purinas são também o motivo pelo qual as bebidas alcoólicas devem ser evitadas ao máximo, já os refrigerantes e sumos de pacote devem ser excluídos da alimentação diária por culpa da quantidade de açúcar que tem. A frutose está associada ao aumento dos níveis de ácido úrico, assim como os hidratos de carbono refinados presentes nos alimentos processados e nas refeições pré-confecionadas.

Apesar de ser um dos alimentos mais saudáveis de todos, os espargos devem ser riscados da lista de refeições de quem tem gota, pois contêm altos níveis de purinas, tal como os cogumelos e os espinafres.

Pág. 1 de 3

Programas

  • ITVM 37 Anos
  • IBom Dia Moçambique

    Bom Dia Moçambique

      Acompanhe a actualidade nacional e internacional nesse programa matinal de informação que entra em sua casa nas primeiras horas do dia. Notícias sobre política, economia, cultura, desporto...

    Readmore

  • ITelejornal

    Telejornal

      Principal serviço noticioso da televisão moçambicana, leva até ao telespectador, notícia actualizada e em primeira mão sobre sociedade, política, economia, desporto e cultura. ...

    Readmore

  • TVM 37 Anos

    TVM 37 Anos

  • Bom Dia Moçambique

    Bom Dia Moçambique

  • Telejornal

    Telejornal

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 74.53 76.02
USD 60.20 61.40
ZAR 5.15 5.25
Fonte: BCI, 21 de Fevereiro de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small

Powered by jms multisite for joomla